sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

DEOLINDA E A SAGA DO PAPEL : O CRUEL TRATAMENTO DE UM SERVIDOR PÚBLICO A UM CIDADÃO



Antes de começar a narrativa, devo esclarecer que sou servidor público e que defendo intransigentemente o serviço público, como uma necessidade para que o cidadão seja devidamente atendido pelo aparelho estatal. Além disso, embora o servidor e o serviço público sejam alvos constantes das mais severas críticas, basta ser publicado um edital para esse mesmo crítico correr para os cursinhos e tentar a “sorte” de se tornar um novo “barnabé” [1].
Dado o caráter bizarro e absurdo do fato, darei nomes bizarros às personagens dessa verdadeira saga de uma cidadã comum, que teve o azar de precisar de um documento a ser expedido na Central do Cidadão do barulhento e quente shopping Via Direta, e teve que enfrentar uma verdadeira epopeia, digna de Gilgamesh, para ter esse dito documento nas mãos.
Chamemos a cidadã azarada de Deolinda, que não tem automóvel próprio e que, para enfrentar a fúria dos burocratas, teve que se servir do sistema de transporte coletivo que dizem os empresários, atende à nossa população. A saga começa bem antes, portanto, com a Deolinda sendo empurrada e chacoalhada num ônibus calorento e fedorento, e andando posteriormente num sol de rachar o crânio loiro da mesma.
A burrocracia e o "respeito" ao cidadão
 E quando a azarada Deolinda chega à Central do Cidadão, se depara com o maior de todos os medos: um servidor público que não serve ao público, mas sim a ele mesmo. Esse tipo específico de servidor, apesar de todos os avanços que houve no serviço público, parece empestear as repartições públicas municipais, estaduais, federais e siderais. E a visão que o cidadão tem desse elemento se transfere incontinente para o setor público, gerando a máxima que todo liberal gosta: “se fosse privado não seria assim”.
Deolinda, a incauta, solicitou a segunda via da Carteira de Trabalho, um documento criado na década de 40 para que o estado daquela época, ou seja, há mais de 60 anos atrás, tivesse o controle das relações de trabalho. Essa tal Carteira de Trabalho, emitida pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) no dito Central do Cidadão do Via Direta, simplesmente sumiu. Sumiram os dados de Deolinda que tentou, sem sucesso é claro, entender o que se passava via telefone, uma invenção de Graham Bell que parece assustar os burocratas.
A epópeia de Deolinda
E lá foi Deolinda atrás da 2ª. Via do maldito documento. Vista como invasora do seu “território” (a mesa) o servidor público recebeu Deolinda com um misto de ódio e desprezo e quando esta perguntou o que ocorrera, a servidora agigantou-se e a pobre Deolinda foi encolhendo sob o olhar ameaçador da agora gigantesca servidora, que parecia saída do filme The Wall.
A servidora, de olhar encolerizado, irritou-se com Deolinda sobre o fato, incontestável é verdade, de que o pedido da cidadã fora simplesmente jogado ao léu. Culpa da CPU, a Central Processament Unit, bradou a servidora, quase culpando Deolinda pela quebra do equipamento. A atrevida Deolinda perguntou se “havia jeito”, o que fez com que a servidora, agora sim irritada por uma pergunta tão imbecil, desse de ombros e dissesse um lacônico “não tem jeito”.
A nobre e sofredora Deolinda buscou refúgio na “chefa” da servidora encolerizada, e lá encontrou um iceberg, que nem sequer se deu ao trabalho de olhar para a jovem, que insistia na necessidade de ter a 2ª. Via do documento já citado. Diante da insistência da cidadã, a “chefa”, olhando para o relógio que ainda marcava 16 horas e 30 minutos, reafirmou que não tinha jeito, posto que a distribuição das fichas, um pedaço de papel que tem uma simbologia significativa, pois representa a subserviência do cidadão à vontade do “dono” daquele minúsculo espaço de pode chamado “mesa”, se encerrara.
Diante dos apelos insistentes a “chefa”, numa atitude magnânima, manda a Deolinda esperar num cadeira, onde já estava outra prisioneira condenada ao esquecimento, como todos nós somos quando precisamos de atendimento, quer no setor público, quer no setor privado. A disputa é pra ver quem trata pior o cidadão.
Passados 60 minutos, a desesperada Deolinda vai caminhando lentamente até a “chefa”, que ao ver a desgraçada, lembrou que a tinha esquecido. Pegou a tal da ficha e a entregou a Deolinda e disse um frio “vá lá”, e lá volta Deolinda para a outra burocrata, a da CPU, que, ao ver a ficha nas mãos da cidadã, explode e diz em alto e bom som que “as pessoas querem matar ela de trabalhar” e olhando furiosamente para AS ÚLTIMAS DUAS PESSOAS A SEREM ATENDIDAS, diz em tom de deboche “... sinto muito, mas vou fazer um intervalo de trinta minutos”, que no linguajar dos burocratas significa sessenta minutos.
O epílogo é um retrato revelador do que todos nós passamos e provavelmente passaremos algum dia. Uma hora depois, a burocrata chega e resolve o tal do problema de Deolinda em menos de cinco minutos.



[1] Refere-se ao servidor público de baixo escalão, retratados numa música de Haroldo Barbosa e Antônio Almeida.

Um comentário:

  1. A culpa disso tudo são dos "Politocratas" que fazem deste país um circo de dois em dois anos comprando votos e fazendo promessas infundadas, e a população ignorante de seus direitos, devido a péssima formação educacional, que faz com que "politocratas" sejam eleitos de dois em dois anos gerando um circulo vicioso, onde os "Polítocratas" que são realmente um DROGA, vicia nossa população cada vez mais neste comportamento doentio que degrada nossa nação. Aí meu nobre Professor, um burocrata em uma mesa é apenas puro reflexo de um serviço público de um sistema político hipócratica e corrupto onde só existe faxada e não conteúdo. Quem vai se importar com a população(Grande Parte)? Ela vende seu voto e se deixa enganar por falsas promessas ( não por culpa dela mais pela ignorância em que ela é mantida a mais de 500 anos. Será que o Politocrata irá se preocupar?Bem, acho que ele vai se preocupar é com o financiamento da próxima campanha dele. De onde ele vai conseguir esse dinheiro? É só abrir os jornais todas as manhãs. As vezes ou quase sempre o servidor público tem boa vontade,mais o sistema foi feito para ser de fachada e quem quer que funcione ( quem quer trabalhar) cedo ou tarde se dá mal. Por que? Porque tudo é política e tudo está direcionado para este fim ... somos servos para não dizer escravos
    dos "politocratas". Quem já viu o Patrão ou o Senhor de Escravos trabalhar para o seu escravo ou empregado? Eles trabalham para si e nos exploram.

    lagomoura@yahoo.com.br

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