sexta-feira, 19 de julho de 2013

UM NOVO CAPÍTULO DA SAGA DOS TRANSPORTES PÚBLICOS EM NATAL : CATIRIPAPO NA CÂMARA



A barafunda do sistema de transporte público em Natal teve mais um agitado capítulo ontem (19), vinte e quatro horas antes da manifestação convocada pelo movimento #Revolta do Busão, que ocorrerá hoje às 16 horas em frente ao shopping Via Direta.
 Ontem às 10h um grupo de manifestantes, basicamente estudantes, chegou à Câmara Municipal, convocadas pelo #Revolta do Busão, para pressionar os vereadores a retirar da pauta da autoconvocação, marcada para a próxima semana, que discutiria a proposta de licitação dos transportes públicos em Natal, mandada pela Prefeitura à Câmara. O movimento considerou que, como o prefeito não “discutiu” com a sociedade, a proposta teria que ser ANULADA, uma postura que considero arrogante e precipitada, revelando o diálogo de surdo que esse movimento mantém com a Prefeitura, o que não desqualifica sua ação, mas que revela a falta de capacidade de estabelecer alianças com as outras organizações e entidades de massa, como se o movimento representasse, per si, toda a demanda social nesse campo.
Uma "multidão " com 30 manifestantes "ameaçadores" foram a Câmara Municipal exigir o fim da auto-convocação.
O presidente da Câmara, Albert Dickson (PP), surpreendido pela chegada dos manifestantes, tratou de negociar rapidinho uma suspensão da autoconvocação[1] e a expansão do prazo de debates para 100 dias, pouco mais de três meses, o que empurrará qualquer modificação no sistema de transporte coletivo para 2015 ou mais.
O "perigoso" grupo entoava cânticos no pátio da Câmara.
E ai começa o episódio bizarro, já que, segundo os manifestantes, eles estavam redigindo o acordo para que se tornasse oficial a ação e alguns, mas alguns mesmo ficaram cantando e gritando palavras de ordem no pátio da Câmara. O “inacreditável” número de manifestantes que estavam no pátio da Câmara, pouco mais de 30, parece ter detonado a ânsia de soltar o braço entre os membros da polícia legislativa, que tratou de distribuir pimenta, catiripapos e choques elétricos nessa “ameaçadora turba”, talvez imaginando que se tratasse de um treino das suas fileiras contra as hordas de vândalos, milhares deles (sic), que “ameaçavam” a integridade da nobre Câmara.
Flagrante da ação atabalhoada de agentes da "lei e da ordem" contra o "perigoso" grupo
A ordem para a “porradaria” começar partiu das “forças ocultas”, já que o presidente da Câmara, segundos os fofoqueiros mais exaltados, “encantou-se” do prédio e certamente irá aparecer com o tradicional “tomaremos providências”, o que não deverá agradar quem levou sopapos e spray de pimenta na cara, além de alguns indesejáveis choques de 10.000 volts no espinhaço.
No meio do tumulto Albert Dickson "encantou-se"
Sobrou até para a Comissão de Direitos Humanos da OAB cujo representante, Daniel Pessoal, só pode entrar no recinto quando da chegada do vereador George Câmara (PCdoB) que o levou para dentro a tempo de filmar a grotesca ação dos agentes contra os “perigosos” manifestantes. Posteriormente a OAB, seção do RN, tratou de lançar uma nota repudiando a ação destemperada e desajuizada dos agentes da lei e da ordem[2],
O movimento, além de soltar uma nota no seu "face” [3], promete endurecer as manifestações, o que, a meu ver, é um delicioso convite para aqueles que adoram sair de casa e divertir-se espalhando a violência nas manifestações e uma senha para as forças de segurança se deliciar com a possibilidade de “baixar o cacete” nos “vândalos”.
Espera-se que o movimento, que certamente tem a simpatia de milhares de natalenses, coloque as barbas de molho e inicie um processo concreto de aproximação com todas as forças sociais progressistas, para somar forças, pois fica claro que as “forças ocultas” estão e estarão agindo para que o processo licitatório deixe tudo como está.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.