quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O RN DO "PARA FAZER ACONTECER" REVELA-SE "TECNICAMENTE FALIDO" : A REALIDADE VENCE A FANTASIA.




O nobre secretário de Planejamento e Finanças do Rio Grande do Norte, Obery Rodrigues, em entrevista ao Jornal de Hoje do dia 31 próximo passado[1], abriu o jogo e revelou o que não precisava ser revelado : Sumus deficiet![2].
Secretário Obery : o RN está "tecnicamente falido".
Com o RN politicamente atrasado, nós agora podemos nos juntar ao clube dos falidos, já que o secretário falou “falência técnica”, fruto, obviamente, não da incompetência pública dessa gestão, mas da diminuição dos recursos oriundos do Fundo de Participação do Estado (FPE) e da perda de robustez fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Trocando em miúdos : a culpa é dos outros.
A “frustração de receita”, uma frase criada pelo nobre secretário para tentar explicar a derrota fiscal desse governo, somou-se ao fato de que o governo percebeu que somos um “estado pobre”, uma percepção quase que surreal, visto que o RN está na UTI da economia já há algum tempo.
Olhando para o começo do ano (fevereiro), quando a gestora, em discurso na Assembleia Legislativa, ladeada pelos tradicionais puxa-sacos, disse que o estado estava "superando dificuldades"[3], vencendo a “descrença” e a impaciência, percebemos que, ou somos um bando de idiotas desinformados e incapazes de ver a realidade, ou o governo tem como marca, a falácia escancarada.
Nós, mortais desmemoriados, decerto esquecemos que a gestora do clã Rosado, disse em alto e bom som:
“O Governo está governando, o trabalho está sendo feito, os resultados estão aparecendo e vão aparecer sempre mais, dando às pessoas a oportunidade de julgar com equilíbrio o nosso desempenho, Não temos medo desse julgamento, porque estamos do lado da verdade e da correção. Não escondemos os problemas, não minimizamos as dificuldades nem subestimamos os desafios que temos de enfrentar” (Ciarlini, 2013).
"Para fazer acontecer" ou "tecnicamente falido"?
Governado pela aliança DEM-PMDB e pelos clãs satélites, o RN mergulhou na sua mais espetacular crise econômica e financeira, expondo de vez as feridas de um sistema apodrecido e fétido, cujos pilares são formados por uma população que vive sob a força de um estado corrompido, inepto e patrimonialista, um sistema político necrosado e uma economia debilitada, cujas bases estruturais mal se sustentam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Wellington Duarte. Tecnologia do Blogger.

Tema Original do WordPress. Adaptado por Lissiany Oliveira.